Bruxismo
Tratamento para Bruxismo Fortaleza
O que é Bruxismo?
A resposta parece bem fácil: o simples fato de ranger ou apertar os dentes. De fato, esta curta explicação faz todo o sentido, tanto para quem sofre com o bruxismo, quanto para nós profissionais de saúde, tratava-se de um desafio seu controle e tratamento.
Suas causas, sintomas e até o próprio tratamento são temas de discussões na comunidade científica e muito do que até pouco tempo era certo já não é mais, não faltam discussões e visões diferentes sobre o assunto.
Ainda no campo das definições, quando o problema ocorre durante a noite, ou que de alguma forma esteja relacionado ao sono, acontecendo de forma involuntária, chamamos de bruxismo noturno. Já quando essa disfunção ocorre durante o dia, recebe o nome de bruxismo diurno.
Se você acha que trata-se de uma doença, está enganado. na verdade estamos falando de uma disfunção e suas causas ainda não foram perfeitamente definidas pela ciência.
Alguns doutrinadores, principalmente psicólogos, atribuem à causas por efeito de estresse e ansiedade, outros já relacionam aos fatores genéticos, dentre muitos outras possibilidades. Nós dentistas, somos mais simples e diretos em nossa investigação: tratam-se de um disturbio do SNC (Sistema Nervoso Central) que pode gerar problemas de oclusão, ou seja, da mordida do paciente, estar associado aos distúrbios do sono e todos os fatores acima citados.
Tratamento para o Bruxismo
Durante muito tempo, as famosas placas de acrílico ou silicone foram consideradas um tratamento para o problema, mas na verdade, hoje já sabemos que elas são úteis apenas para proteger os dentes dos desgastes promovidos pelo bruximo, funcionando muito bem como um “escudo” para os dentes, agindo apenas em suas consequências, nunca em suas causas.
Mas o bruxismo tem tratamento? É possível tratar o bruxismo? Vou conseguir parar de apertar os dentes?
Com o tratamento correto, a resposta é sim.
O que temos usado aqui na Clínica para fazer o tratamento do bruxismo é o uso de um aparelho intraoral, através de um método conhecido como HBTC RFA (Human Body Total Care – Regulador de Função Aragão). O tratamento é realizado através de um aparelho e um protocolo de exercícios que promoverão o reequilíbrio espacial das Articulações Temporomandibulares, a reeducação da respiração e a liberação do nervo trigêmio, fazendo com que determinados estímulos nocivos (nocicepção) não cheguem ao cérebro e assim possam tratar o bruxismo na sua origem.
Acompanhe o depoimento de quem já se beneficiou com o RFA:
Ver essa foto no Instagram
Tratamento de Bruxismo com o RFA
Bruxismo: Sinais, sintomas e consequências:
Mas será que é simples identificar o bruxismo, afinal, estamos falando simplesmente de ranger os dentes e uma pessoa consegue perceber bem quando está forçando a mordida. O bruxismo é um ato inconsciente, e não é simples identificá-lo. Não faltam casos de pessoas que só percebem que sofrem da disfunção quando já estão sofrendo suas consequências e muitas vezes elas já são bem graves, como perda de dentes, até a evolução de uma simples disfunção, para uma grave doença. Por isso, ao desconfiar que esteja com algum dos sintomas ou sinais do bruxismo, procure seu dentista. Muitas vezes o paciente nem desconfia que esteja com essa disfunção e o dentista já consegue fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento precocemente.
As consequências do bruxismo podem ser realmente sérias, e a primeira vítima é o esmalte dentário, e com o tempo, as agressões ao dente vão progredindo para as lesões de biocorrosão, enfraquecimento da raiz dentária e amolecimento dos dentes. Isso tudo sem falar nas lesões na região interna das bochechas, lábios e língua. Outras regiões gravemente afetadas são as mandíbulas, músculos e articulações da face, que acabam geralmente causabdo fortes dores faciais e cefaleia, o que faz com que muitos especialistas considerem como efeito causador da tão temida e odiada enxaqueca.
Tratamento com Lentes Dentais para dentes desgastados pelo bruxismo:
Acompanhe agora um estudo de caso de paciente que sofria com bruxismo. Lentes feitas pelo sistema CAD/CAM do CEREC:
Ver essa foto no Instagram
Entrevista com a Dra Raquel Fiterman sobre o bruxismo:
Tendo em vista tudo isso, fique atento aos 8 principais sinais e sintomas do Bruxismo:
– Desgaste dos dentes;
– Amolecimento dos dentes;
– Dor de cabeça;
– Dor de dente
– Dor no pescoço
– Zumbido
– Estalos ao abrir e fechar a boca
– Alterações no sono
Tratamento do Bruxismo
O tratamento vai depender dos sinais e sintomas apresentados. É importante avaliar problemas na oclusão (mordida) do paciente, problemas ósseos (crescimento desproporcional dos ossos da face), problemas musculares ou até psicológicos (stress e problemas emocionais).
Os tratamentos mais comuns são:
- Uso de dispositivos como o método HBTC RFA (Human Body Total Care – Regulador de Função Aragão) – método com mais de 30 anos de resultados no tratamento do bruxismo e DTM disfunção da articulação temporomandibular,;
- Fisioterapia com técnicas como acupuntura, ventosaterapia, laserterapia, dry needlyng (microagulhamento), liberação facial, osteopatia, terapia manual, therablaster, tapping (bandagens) e outras;
- Terapia Neural;
- Farmacoterapia;
- Placa oclusal, de uso noturno, feitas sob medida para o paciente;
- Técnicas de relaxamento em caso de ansiedade, estress e problemas emocionais.
– Tratamento com o Regulador de Função Aragão
Em constante evolução, a odontologia pode oferecer não só o alívio de muitos incômodos do bruxismo e proteção aos dentes através das famosas placas, mas também uma solução simples, rápida e porque não surpreendente e para o bruxismo: o Regulador de Função Aragão, que fará o tratamento para o bruxismo através do reequilíbrio espacial das ATMs, equilíbrio do sistema estomatognáticoe sistema neuromuscular.
Estamos falando de um dispositivo criado por um brasileiro, Dr. Wilson Aragão, que possui uma estrutura similar a de um aparelho ortodôntico, sua ação se dá através de movimentações de tecidos moles na região dos maxilares, aliviando as pressões sobre as arcadas superior e inferior.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
– Bruxismo e Odontologia Estética
Como tratamento para o bruxismo, a odontologia se utiliza do RFA com muito sucesso, e para encerrar nossa conversa, vou citar uma última relação muito importante entre o bruxismo e a odontologia. Quem deseja se beneficiar de qualquer tratamento da odontologia estética, deve primeiro resolver seus problemas de bruxismo e quando estiver tudo sob controle dar sinal verde ao seu tratamento. Por exemplo, se uma pessoa com bruxismo fizer um implante dentário, irá força-lo constantemente até o ponto de enfraquecê-lo, ou ainda em casos de restaurações em resina, ou até facetas em porcelana e lentes de contato dentais, a tração das mandíbulas pode gerar trincas e fissuras, que podem evoluir até a perda do trabalho protético.
Quer saber mais? Agende sua avaliação.