ENXERTO DE GENGIVA
ENXERTO GENGIVAL EM FORTALEZA
O enxerto gengival é a reconstrução de parte da gengiva que recuou. Trata-se na verdade de um enxerto de tecido conjuntivo.
A construção de um belo sorriso vai muito além dos dentes, e uma gengiva bonita e saudável faz toda a diferença nos trabalhos da odontologia estética. Para se ter uma da ideia da importância da estética das gengivas para odontologia, existe um ramo específico para as gengivas: a estética rosa. Para mais informações sobre estética das gengivas, clique aqui.
Alguma vez você percebeu sua gengiva diminuindo? Se você estiver percebendo sua gengiva recuando e deixando dente exposto, certamente irá se interessar pelo enxerto gengival.
Tecnicamente, o problema da perda de gengiva é denominado como gengiva retraída, quando acontece o que os dentistas chamam de lesões de biocorrosão, abfração, ou lesões em cunha, atingindo mais intensamente os dentes molares e pré-molares. Porém, as retrações gengivais mais severas, ocorrem nos dentes caninos, por conta dos maiores esforços mastigatórios serem sofridos por estes dentes.
O que causa a perda de gengiva?
– Escovação errada, com inclinação da escova ou força inadequadas (saiba mais sobre como escovar os dentes e Como escovar os dentes das crianças);
– Escolha da escova de dentes errada; (Saiba mais sobre Tipos de escovas de dentes )
– Horário da escovação (saiba mais sobre Qual a hora certa para escovar os dentes?);
– Tipo de Oclusão (mordida);
– Bruxismo;
– Consumo de alimentos ou bebidas ácidas;
– Tabagismo;
– Onicofagia (roer as unhas);
Receba dicas para saúde e beleza do seu sorriso no seu facebook! Clique em curtir!
Perda óssea e a Perda de gengiva:
Para entender esta relação, é preciso lembrar da lei do uso e desuso. Quando se perde um dente por qualquer motivo, o osso vai atrofiar naturalmente com o tempo, e a gengiva acompanha este processo, gerando a retração gengival. Ao buscar solução para o problema de perda dentária, o paciente descobre que a perda de gengiva também exige cuidados, e o enxerto de gengiva será etapa obrigatória na reconstrução de seu sorriso.
Enxerto Gengival e Prótese Dentária
Agora você já sabe: onde há perda óssea, também ocorre perda de gengiva. E quando se perde a raiz, a região da perda fica mais fina e sem volume. A reabilitação de um sorriso de quem sofre com a perda óssea, é totalmente dependente do enxerto gengival para seu sucesso, que juntamente com a qualidade do trabalho protético vai determinar a naturalidade do resultado.
Além da questão do volume, o que vai dar ao tratamento o aspecto de um sorriso natural, é a aparência de que o dente sai de dentro da gengiva. Para passar esta impressão, é preciso um bom trabalho de planejamento digital do sorriso, e de um enxerto gengival bem feito.
O que é e como funciona o enxerto gengival?
Explicando em poucas palavras, o enxerto de gengiva é a recuperação de tecido gengival perdido. Este enxerto é feito com tecido retirado principalmente da região do palato (céu da boca). As outras possibilidades de retirada de tecido são da região entre um dente e o outro, além da região após o segundo molar superior.
Caso Clínico de enxerto gengival:
Diminuição de Gengiva e Sensibilidade Dentária
Os prejuízos estéticos da retração gengival são óbvios e visíveis, mas há outro problema que a perda da gengiva pode acarretar: a sensibilidade dentária. A dor ao toque ou por exposição ao frio ou calor, muitas vezes pode ter relação com a retração de gengiva. Toda dor ou sensibilidade dentária sempre está relacionada com a exposição de alguma parte sensível do dente, que pode ser a dentina, ou mais profundamente a polpa dentária.
A dentina é altamente sensível aos agentes químicos, térmicos e traumáticos por conta de sua alta quantidade de terminações nervosas. A gengiva, juntamente com o esmalte dentário e o cemento, está entre os escudos protetores da dentina, e em alguns casos, sua retração pode deixá-la exposta, provocando dor e sensibilidade.
Muitas pessoas podem encontrar nas pastas de dente específicas para dentes sensíveis, uma solução para o problema, o que é um erro. O creme dental deste tipo, age apenas na consequência do problema, controlando a dor, sem tratar a lesão que ocasiona todo o problema.
Neste caso, existem quatro possibilidades reais de solução: o enxerto gengival,a aplicação de resina para cobrir a região exposta e o laser de alta potência litetouch , além de tratamento local, no cosultório, com produtos dessensibilizantes específicos. A opção pelo enxerto de gengiva, quando corretamente indicada, se mostra bem mais vantajosa, pois além de resolver o problema das dores e incômodos, ainda devolva a estética da gengiva, sem a aparência desagradável da exposição da raiz dentária.