Implante em Zircônia

Implante em Zircônia em Fortaleza

Em muitos casos específicos, de pacientes que buscam por uma odontologia integrativa e biológica devido a uma necessidade individual e sistêmica, o uso de implantes cerâmicos (que não tem metal) tem se tornado uma possível alternativa aos tradicionais implantes de titânio. Além de serem uma alternativa estética pois não possuem metal em sua constituição.

Mas afinal, o que são implantes em Zircônia?

Tratam-se de implantes livres de metal, feitos de um material conhecido como zircônia uma cerâmica muito usada hoje para trabalhos estéticos, não deixa sombra, mais inerte, biocompatível, sem reações. Os implantes tradicionais são feitos com um tipo de metal chamado titânio, que tornou-se o material mais usado devido a sua biocompatibilidade. Estes, já são realizados de longa data, e possuem excelente resistência para suportar toda a biomecânica envolvida no processo mastigatório além de serem biocompatíveis.

Apesar de ser muito mais usados os implantes dentários em titânio, na medicina integrativa acredita-se que, por possuir metal em sua composição, para determinadas pessoas que possuem incompatibilidade genética a metais e ou ao titânio, este tipo de implante (em titânio) poderá funcionar como um campo interferente, ocasionando problemas e doenças não só na boca, mas em outras partes do corpo. Além disso, algumas pessoas nao podem fazer uso de metal e apresentando problemas como alergia ou sensibilidade. Esse metal também libera subprodutos no corpo do paciente.

As propriedades mecânicas e biológicas dos implantes dentários de zircônia, mostram que uso desse material pode ser uma ótima alternativa para os implantes de titânio.

 

 

Quais as vantagens dos implantes dentários em zircônia?

Excelentes propriedades mecânicas, capacidade deste material em responder às exigências mecânicas
Estética favorável
Menor adesão bacteriana.

Estudos biológicos, mecânicos e clínicos.

 

 

Quais a indicação dos dos implantes dentários em zircônia?

Nos casos estéticos possuem indicação principalmente se o implante será realizado na região anterior da boca:
Pouca espessura do tecido gengival peri-implantar, onde para se fazer o implante de titânio, ficaria a sombra do metal.
Pacientes com sorriso gengival também poderiam mostrar a sombra do metal;
Reabsorções ósseas, que promovem a exposição de parte do implante pela retração gengival.

Nos casos de odontologia biológica:
Sempre que houver a necessidade de se fazer um implante dentário.