Como escolher a pasta ideal para dentes sensíveis
Quando falamos em mecanismo para controle de sensibilidade de dentes temos duas formas de atuação. Uma fechando os túbulos dentinários e a outra alterando a sensibilidade do nervo dental. Outros fatores também devem ser levados em conta: se o motivo da dor é uma lesão na parte mais próxima da gengiva (chamamos de lesão cervicais não cariosa);
se a dor apareceu após uma sessão de limpeza (raspagem dentária) , nesses casos temos produtos específicos
ou se estamos fazendo clareamento.
Vamos agora explicar como funciona cada um. Os túbulos dentinários são pequenos canais que percorrem a dentina, que é a camada logo abaixo do esmalte dentário. Eles são preenchidos por líquido e, quando expostos, podem causar sensibilidade nos dentes. A exposição pode ocorrer devido à retração da gengiva, biocorrosão do esmalte (desgaste do esmalte e dentina causado por bebidas ácidas como refrigerantes, café, álcool, sucos cítricos e cloro) desgaste dos dentes ou cáries, entre outros fatores.
Algumas destas pastas dessensibilizantes vão atuar fechando os túbulos dentinários (pastas obliteradoras). Dessa forma , irão controlar a dor. Os produtos a base de arginina e suas combinações ou com uma tecnologia chamada Novamin são os responsáveis por este fechamento dos túbulos. A literatura mostra que os produtos a base de arginina tem um efeito mais rápido, mas os que possuem a tecnologia Novamin fecham uma quantidade maior de túbulos dentinários.
A outra categoria de pastas dessensibilizantes são aquelas que atuam no nervo do dente, reduzindo a transmissão do impulso nervoso. Estas são a base de nitrato ou citrato de potássio. São conhecidos como dessensibilizantes neurais.
Com essas informações a pergunta é sempre a mesma: então, doutor, qual a melhor pasta para dente sensível? São muitas variáveis, se tenho uma lesão causada por acidez bucal como refluxo, bebidas cítricas, refrigerante, café ou desgaste por bruxismo, vou precisar proteger esse túbulos, então , o ideal seria uma pasta que fecha os túbulos a base de tecnologia Novamin se desejo um resultado mais eficiente fechando mais túbulos dentinários. Essa tecnologia está presente na Sensodyne Repair & Protect. Agora se o caso for uma limpeza (raspagem) e necessito de um efeito rápido logo após o procedimento, neste caso poderíamos usar Elmex Sensitive, Colgate Sensitive Pró Alívio Imediato ou Colgate Sensitive Pró Alívio Gengivas.
Pensemos em outra situação onde o paciente vai iniciar um clareamento e o mesmo já apresenta uma pequena sensibilidade, o ideal seria utilizar pastas que fecham os túbulos dentinários (obliteradoras) ? Não, caso fizéssemos uso, o agente clareador teria dificuldade em atingir todos os níveis da dentina, pois muitos túbulos se encontrariam fechados dificultando o clareamento. Nesses casos o ideal é iniciar, alguns dias antes do procedimento clareador, a utilização de pastas neurais, dessa forma, controlamos a sensibilidade sem fechar os túbulos. Pastas como Oral B Sensitive Care Whitening Therapy, Sensodyne Original, Sensodyne Pro Esmalte e Sensodyne Ultra Proteção atuam desta forma.
Importante lembrar que pastas para dentes sensíveis atuam somente na consequência e não no fator que causou essa sensibilidade, daí a importância do diagnóstico e tratamento do agente que causou a sensibilidade. Uma analogia seria, claro guardando as devidas proporções, um paciente com câncer chegar para o oncologista dizer que tem dor e sair com um analgésico como forma de tratamento.