Tratamento para NICO

nico e fdoj

O que é e como tratar

Você sabia que algumas dores na face (neuralgias) podem ter origem em um problema  nos ossos da maxila ou mandíbula? Nesse caso, chamamos de NICO, que é é uma Neuralgia  Induzida por Cavitação Osteonecróticas.

Tratam-se de Osteonecroses Assépticas Avasculares que ocorrem nos ossos da face (maxila e mandíbula). Uma vez instalada, essa patologia pode causar um tipo de  “inflamação silenciosa” local que pode estar implicada no desenvolvimento e progressão de doenças sistêmicas.

Como tratar nico
O QUE É NICO E FDOJ?

Apesar de terem nomenclaturas diferentes, o NICO (Neuralgia  Induzida por Cavitação Osteonecróticas) e o FDOJ (Osteólise Degenerativa Adiposa da Mandíbula) são patologias ósseas que causam cavitações. O que vai diferir o nome dessa patologia é que falamos NICO, quando o paciente apresenta sintomas como dores na região da face (neuralgia) e no FDOJ não temos sintomas faciais.

Nico DR Adriano Abreu Fortaleza
O QUE É OSTEONECROSE ?

São espaços desvitalizados e vazios como uma área oca no osso mandibular ou maxilar, onde a medula óssea está em necrose (sem vascularização).

O que causa o nico?

Após um dente ser removido a cavidade que deveria ser preenchida com um novo tecido ósseo, por alterações no sistema imune, não cicatriza e seu reparo fica deficiente sendo preenchida por um tecido adiposo.

Onde essas cavitações ( NICO ou FDOJ) podem ocorrer?

Em locais após extrações dentárias, após movimentos ortodônticos, no local onde foram instalados implantes, em locais de infecção após tratamento de canal.

Porque ocorrem?

Por alterações no processo de reparo alveolar, problemas na limpeza do alvéolo (osso onde fica o dente) após extrações, alterações da nutrição tecidual durante a regeneração óssea ou também pela baixa homeostase no momento da cicatrização.

Porque realizar o tratamento?

Essa patologia, contem em seu interior quimiocinas inflamatórias como RANTES – CCL-5. Essa quimiocina também está presente em muitas doenças sistêmicas, processos patológicos, doenças autoimunes e alguns tipos de cânceres. Uma vez reconhecidas e tratadas, elas trarão equilíbrio e saúde para os pacientes

Com quais patologias a quimiocina RAntes está associada?

Neuralgia do trigêmio, líquen plano, parkinson, periodontite, esclerose lateral amiotrófica (ELA), linfoma de Hodgkin e não Hodgkin. carcinoma de pâncreas, alzeimer, tireóide, depressão, câncer de próstata, metástase de câncer de mama, câncer de colo, esclerose múltipla, melanoma, alergias, câncer de mama, artrite reumatóide, câncer e outros.´

Como é o tratamento para NICO ou FDOJ?

O tratamento é cirúrgico. Para a cirúrgia, usamos um equipamento de ultrassom cirúrgico chamado piezosonic, o uso da ozonioterapia para realizar a cirurgia e complementar a limpeza cirúrgica. Usamos também o PRF (plasma rico em fibrinas) que são concentrados de plaquetas, feitos em uma centrífuga especial, com o sangue do próprio paciente, com o objetivo de estimular a regeneração tecidual.

Nesse espaço onde foi retirado o dente pode ocorrero NICO
NIco - tratamento - como se forma
Exemplo de Cavitação envolvendo o nervo alveolar inferior

Estudos fornecem evidências que sustentam uma relação entre essas alterações ósseas e o risco do desenvolvimento de doenças imunológicas e sistêmicas/neurodegenerativas como câncer, doenças neurodegenerativas e autoimunes, artrite e distúrbios do SNC (sistema nervoso central), através da relação com as quimiocinas como RANTES.