DENTISTA BIOLÓGICO

Dentista Biológico Em Fortaleza

Conheça a Odontologia Biológica

Trata-se de um novo conceito dentro da Odontologia que parte de um cuidado diferente com o dente como parte integrante e interligado com o corpo. O dentista Biológico busca avaliar e cuidar dos dentes com uma visão ampla da boca pois entende que cada dente tem ligação com o sistema neuro endócrino imunológico e estão ligados aos orgãos.

O dentista biológico  usa uma abordagem holística para tratar alterações que se manifestam em outras partes do corpo, através do tratamento dentário individualizado para cada paciente.

O profissional que trabalha com a odontologia biológica tem conhecimento que as infecções orais podem acometer e comprometer outros órgãos e causar doenças em outras partes do corpo.   Buscamos testar os materiais dentários que serão usados são testados em cada paciente biológico para determinar qual material é compatível para aquele paciente. Evitamos também o uso de quaisquer produtos metálicos, com o intuíto de minimizar reações de condutibilidade elétrica  produzidas por ação química. Não usamos, em hipótese nenhuma, materiais dentários tóxicos que podem nos prejudicar.

Dentista biológico dr Adriano Abreu

O dentista Biológico sabe como uma simples cárie pode alterar a barreira Neuro Ectodérmica por alteração da solução do esmalte dentário levando a alerações Neuro Comportamentais, Endócrinas e Imunológicas. Sabe também que precisa pesquisar alterações de mordida,  cavitações ósseas (NICO), focos dentais assintomáticos, incompatibilidade com materiais dentários, toxicidade por metais pesados, deve saber avaliar a presença de campo interferente dos impulsos nervosos causados por coroas de metal por exemplo, que podem interferir diretamente na condutibilidade dos impulsos elétricos em qualquer lugar do nosso corpo.

Todas essas alterações podem ser responsáveis por problemas de saúde como insônia, má postura, dores nas articulações, doenças como Alzheimer, parkinson, doenças autoimunes como lúpus, esclerose múltipla, fadiga, alterações do sono, depressão, artrite reumatóide, com leucemia e alguns cânceres, dores de cabeça, de ouvido, problemas de pele, queda de cabelo, alterções nas unhas.

Os dentes têm ligação com vários órgãos e sistemas. Sendo assim, buscamos avaliar alterações odontológicas na saúde integrativa, pesquisando materiais bio-compatíveis, contaminação por metais pesados, infecções dentárias, processos inflamatórios e condutibilidade elétrica.

Odontologia biológica em Fortaleza

Aqui na Clínica Adriano Abreu, a Dra Raquel Fiterman, é pioneira na Odontologia Biológica em Fortaleza e possuímos todos os marcadores de Compatibilidade Genética e contaminação, tanto para materiais, como para alimentos e metais tóxicos, para serem testados e usados no tratamento. Fazemos a indicação da “limpeza do terreno biológico”, avaliação da água, alimentos geneticamente compatíveis, cosméticos e fontes de poluição eletromagnética e radiação.

Temos a preocupação que vai além da saúde bucal, cuidando dos nossos paciente com técnicas menos invasivas, utilizando o microscópio e a ozonioterapia, juntamente com o laser de alta potência e a remoção de amálgoma segura.

Outra preocupação do dentista biológico é remover as restaurações prateadas de amálgama de forma totalmente segura, seguindo os protocolos da @iaomt ( internacional academia of oral medicine and toxicology) o que  é fundamental. Tudo pensando na segurança do paciente para não absorver esse metal que permanece por até 12 anos no organismo e pode causar problemas até nos neurônios.

Entenda como funciona a Odontologia Biológica:

• Sabe que alterações e problemas na boca e nos dentes como por exemplo cáries, infecções, problemas oclusais, cavitações ósseas,  poderão causar alterações em outras partes do corpo;
  • Entende que cada dente tem relação com determinado órgão e sistema, ou seja, um problema em um dente pode gerar desequilíbrio no órgão correspondente;
  • Procura descobrir  a causa da doença e tratar a origem da alteração;
  • Utiliza materiais biocompatíveis e de forma individualizada;
  • Realiza a troca de materiais não compatíveis, como restaurações em amálgama, coroas em metais, resinas incompatíveis, materiais tóxicos, trabalhos metálicos por outros testados e indicados para cada paciente em específico;
  • Realiza a Remoção Segura de Amálgama de modo totalmente responsável, evitado contaminação para equipe, dentista e paciente;
  • Sabe que a prevenção é sempre “o melhor remédio”;
  • Trabalha com técnicas menos invasivas, com materiais não tóxicos, equipamentos e produtos específicos;
  • Usa o ozonioterapia para controle de microorganismos e descontaminação;
  • Avalia cada dente e faz testes de compatibilidade, campo interferente e condutibilidade;

Quais Problemas Dentários podem gerar Campos Interferentes:

Vimos que algumas áreas de irritação na boca podem causar sintomas à distância, em outras partes do corpo. Essas regiões são chamadas de Campos Interferentes. Na boca, são exemplos destes:

• Cáries
  • Dentes com tratamento de canal
  • Focos de infecção
  • Próteses dentárias, coroas metálicas
  • Restaurações com materiais não compatíveis
  • Pinos dentários
  • Cistos apicais
  • Implantes dentários
  • Restaurações de amálgama
  • Uso de flúor
  • Presença de materiais ou metais tóxicos
  • Sisos em posição traumática, inclusos ou mal posicionados
  • Doenças na gengiva
  • Cavitações Ósseas

Dentista biológico Fortaleza

Como o Dentista Biológico atua?

O dentista biológico  irá fazer o tratamento odontológico avaliando a história clínica do paciente, fazendo um minucioso exame físico e analisando exames radiológicos. Em seguida, irá fazer o teste dentário para seber qual dente está funcionando como campo interferente, caso suspeite que um determinado dente possa estar relacionado com algum sintoma apresentado pelo paciente em um outro local do corpo.

Vai atuar assim, avaliando e removendo o Campo Interferente, melhorando a saúde bucal e sistêmica.

Além disso, todo o tratamento é realizado com materiais biocompativeis para cada paciente e com técnicas minimamente invasivas. Cada caso é estudado e tratado de forma única.

Dentista Biológico Dr Adriano Abreu

Remoção Segura de Amálgama

Amálgama é o material em que eram realizadas as restaurações prateadas que muitas pessoas ainda têm na boca. Elas possuem mercúrio em sua composição, que é um metal tóxico para os seres vivos e ambiente. Mesmo aparentemente inofensivas na boca, essas restaurações podem estar associadas a problemas em outras portes do corpo.

Na verdade, aos poucos, muitas delas vão sofrendo micro fraturas e são elinados pequenos pedaços do material na boca, que acabam sendo engolidos e absorvidos e também são liberados vapores de mercúrio, que vão para a corrente sanguínea, alteram a condutibilidade dos neurônios e podem causar problemas e doenças como insônia, má postura, dores musculares e nas articulações, doenças como Alzheimer, parkinson, doenças autoimunes como lúpus, esclerose múltipla, fadiga, alterações do sono, depressão, artrite reumatóide, com leucemia e alguns cânceres, dores de cabeça, de ouvido, problemas de pele, queda de cabelo, alterções nas unhas, autismo e outros.

Uma vez em contato com o mercúrio, este pode permanecer acumulado no corpo por até 12 anos. Sendo assim, uma grande preocupação da Odontologia Biológica, é fazer a remoção dessas restaurações, de forma segura para o paciente, dentista e equipe.

O cuidado especial para essa retirada, se deve ao fato do mercúrio ser absorvido por deglutição, pela pele ou por inalação. Assim, durante o processo, o mercúrio deve ser aspirado imediatamente, o dente isolado por um lençol de borracha, paciente deve ter o corpo recoberto por um campo descartável e deve estar inalando Oxigênio. Tudo isso para o mercúrio não cair na boca e ser engolido ou absorvido na região, ou para os seus vapores não serem inalados e nem terem contato com a pele do paciente.

Pensamos em todos os cuidados para a segurança e saúde geral. Avaliamos se é prudente realizar o procedimento naquele momento e fazemos quandoe sempre  necessário seguindo os protocolos da IAOMT (International Academy of Oral Medicine and Toxicology).

Após a remoção dessas restaurações, refazemos em resina composta biocompatíveis para cada paciente de forma biomimética ( refazendo a anatomia original do dente íntegro).

Portanto a Odontologia Biológica  é uma  evolução da odontologia na medida que entende que todas as partes do nosso corpo têm relação entre si; dentes, órgãos e tecidos estão conectados em uma mesma rede nervosa e um pode interferir no outro. Tratamos os dentes, em sua relação com o corpo e assim, buscamos auxiliar na cura natural do paciente.

Av Dom Luís, 1233 (17 andar) Aldeota, Fortaleza – CE