TERAPIA NEURAL E ODONTOLOGIA NEUROFOCAL

Dentista Biológico terapia neural

A Terapia Neural é um tratamento realizado pelo cirurgião dentista ou médico que visa ativar os mecanismos de regulação para que o próprio corpo produza reações de auto cura .

É realizado através da aplicação, em baixas concentrações, de um anestésico chamado procaína, que provocará um impulso inespecífico em determinados locais do sistema nervoso, especialmente o sistema nervoso autônomo SNA. Esse local geralmente é onde o corpo sofreu algum tipo de agressão ou lesão.

Segundo David Vinyes, esse tratamento busca neutralizar as memórias irritantes da rede nervosa que bloqueiam a troca de informações e que podem desencadear doenças.

O que é a odontologia Neurofocal?

A odontologia Neurofocal (ONF) é a expressão da Terapia Neural no âmbito odontológico. Refere-se a uma forma de se praticar a odontologia tratando a boca, como parte integrante de diversos sistemas.

Entende que nosso corpo está todo relacionado, estando suas diversas partes, conectadas em uma mesma rede nervosa. Assim, alterações nos dentes , podem causar interferências patológicas no sistema nervoso vegetativo, causando doenças em outras partes do corpo.

Terapia Neural - Odontologia Neurofocal

Os dentes têm ligação com vários órgãos e sistemas

Dentista Biológico Dra Raquel Fiterman
Dentista Biológico Dr Adriano Abreu

Como é realizada a terapia neural?

O Dr Adriano Abreu e a Dra Raquel Fiterman, são dentistas em Fortaleza e pioneiros na odontologia integrativa, biofísica e biológica no Ceará. Nesse contexto, a Terapia Neural e Odontologia Neurofocal apresenta-se como uma importante ferramenta nos tratamentos odontológicos com sintomas locais ou em outras partes do corpo.

Campos interferentes

Algumas áreas de irritação na boca podem causar sintomas ou patologias à distância, em outras partes do corpo. Essas regiões são chamadas de Campos Interferentes.

Na boca, estão localizados grande parte deles. São exemplos destes:

• Cáries
  • Dentes com tratamento de canal
  • Focos de infecção
  • Próteses dentárias, coroas metálicas
  • Restaurações com materiais não compatíveis
  • Pinos dentários
  • Cistos apicais
  • Implantes dentários
  • Restaurações de amálgama
  • Uso de flúor
  • Presença de materiais ou metais tóxicos
  • Sisos em posição traumática, inclusos ou mal posicionados
  • Doenças na gengiva
  • Cavitações Ósseas

Abordagem da terapia neural

Anestésico Procaína

A aplicação procaína em um campo interferente pode causar o desaparecimento de um problema em outro local do corpo, como uma dor no ombro, na coluna ou uma enxaqueca.

Dentes x Corpo

Avaliamos a cavidade oral como sendo parte integrante do corpo e não apenas de forma isolada.

Dentista Biológico Dr Adriano Abreu odontologia neural

Atendimento Abrangente

Sendo assim, realizamos, com a Odontologia Neurofocal, um atendimento mais amplo e abrangente, de um modo integrativo unindo a boca aos sistemas do corpo.

Como a terapia neural é realizada?

• Primeiramente interpretamos a queixa do paciente, realizamos avalição minuciosa de seu quadro clínico, dos exames radiológicos e principalmente interpretamos a sua história de vida.
  • Normalmente suspeitamos que um dente possa estar funcionando como um campo interferente causando sintomas na boca ou em outro local qualquer do corpo, principalmente quando o paciente ja realizou diversos outros tratamentos na região dolorosa e não obteve melhora de seu quadro clínico até então.
  • À partir dessa suspeita, buscamos identificar a presença ou não de Campos Interferentes localizados na boca. Fazemos o teste de palpação dos dentes, palpação extra oral e da fáscia bucal.
  • Fazemos então a aplicação do anestésico no dente que pode estar funcionando como um campo interferente e analisamos se irá ocorrer uma diminuição ou mesmo desaparecimento do sintoma.
  • Caso isso aconteça, provavelmente esse dente é um campo interferente para aquele problema. Caso não ocorra alterações na sintomatologia, provavelmente o problema está localizado na região da dor e não estar sendo causado por um problema bucal.
  • A terapia neural funciona, assim também, como um diagnóstico diferencial.

O dentista então aguarda para ver se os sintomas reaparecem ou não:

se não voltarem

Significa que o corpo se auto-regulou, não precisando mais realizar tratamento na região

se voltarem com menos intensidade

O dentista fará nova aplicação no dente até desaparecerem os sintomas

se voltarem próximo ou como antes

deverá tratar o dente em questão, removendo a interferência dentária para que o organismo do paciente se regule novamente.

Com a terapia neural, o dentista poderá devolver a saúde bucal e sistêmica do paciente em casos de interferências bucais.

Dentista biológico Fortaleza

Mas e se o campo interferente estiver fora da boca do paciente?

Nesse caso, se o dentista detectar essa possibilidade, então o mesmo indicará o paciente para um médico que realize terapia neural também.

Tudo isso faz parte de uma nova abordagem da odontologia conhecida como odontologia biológica ou odontologia Integrativa.