Eleita uma das piores dores possíveis de ser sentidas no corpo humano, a dor de dente, pode causar grande incomodo e até mesmo tornar a pessoa inapta diante de atividades comuns do dia a dia, podendo até impedir uma pessoa de realizar atividades cotidianas como trabalhar.
Antes de falarmos de causas ou tratamentos para a dor de dente é fundamental lembrar que a dor é sinal de que algo anda errado, é um alerta do nosso organismo que não podemos menosprezar, seja uma dor suportável até uma dor muito forte. Por isso é indispensável termos muito atenção aos sinais de alerta emitidos pela dor dente e procurar a ajuda do dentista para descobrir o que está errado e solucionar o problema o mais rápido possível.
É preciso investigar os motivos que geram as dores de dente. Uma das causas mais comuns são as cáries.
Principais causas: As cáries são bactérias que formando uma placa bacteriana na superfície do dente (no esmalte), causam infecção e lesão, e gradativamente vai perfurando as camadas e causando cada vez mais dor, principalmente enquanto alcança as camadas mais profundas, como a dentina. Importante ressaltar que as cáries em sua fase inicial, se instalam no esmalte do dente e não costumam causar dor. Porém toda cáries tende a se expandir pelas camadas do dente, portanto quanto antes houver uma intervenção no crescimento dessa cárie, maiores serão as chances de não enfrentar dores de dente.
Falta de higiene bucal: A falta de escovação e o não uso do fio dental são as grandes causas das cáries, é através do acumulo de sujeira, restos de alimentos, principalmente os açucares, que as cáries se formam. E depois que a cárie se instala no dente, o seu crescimento causará dor e bastante incomodo.
Traumas: Acidentes acontecem, e com nossos dentes não é diferente. Os traumas ocasionam lesões maiores ou menores que ao expor partes do dente como a dentina, geram dores e desconfortos após a mastigação.
Bruxismo: O ranger dos dentes na odontologia chama-se bruxismo. Este hábito está associado ao estresse, ansiedade, insônia, doenças neurológicas, dentre vários outros fatores que levam o paciente a pressionar com muita força a arcada dentária podendo causar inflamações, sensibilidade dental, problemas na gengiva, e principalmente dores em toda face e arcada.
Doenças periodontais: São basicamente doenças que causam inflamação na gengiva e em toda estrutura de sustentação do dente, tais como, Periodontite, Retração da gengiva, Gengivite e Gengivite ulcerativa necrosante aguda.
Principais tratamentos para dor de dente:
É óbvio que cada caso é um caso e é impossível determinar um tratamento adequado para a dor de dente. Por isso o que podemos dizer sem avaliar o paciente em uma consulta, é que no mínimo será necessária uma boa limpeza com o dentista e no máximo será necessário um tratamento de canal para resolver a situação. Por isso nunca é demais lembrar a necessidade de ir ao dentista para encontrar a solução para o problema da dor de dente.
E o que fazer quando sentir dor de dente?
A resposta mais adequada a esta questão, é e sempre será procurar um dentista o quanto antes. Claro que muitas vezes essa não acaba sendo a alternativa mais rápida e acessível. Enquanto se enfrenta a espera pelo dentista, sua dor de dente poderá ser amenizados com analgésicos e/ou antiinflamatórios. Procure também não consumir alimentos muito frios e muito quentes, evite alimentos ácidos que possuem propriedades abrasivas, como os refrigerantes. Tenha bastante cuidado ao escovar os dentes, opte por escovas menores e com cerdas macias, evitando assim maior atrito com a gengiva e com o dente infeccionado.
Um grupo bastante afetado pela dor de dente é o das crianças. Muitas ainda não possuem uma higiene bucal adequada, e aliando isto com a ingestão de muito açúcar temos um campo perfeito para proliferação de cáries.
Muito cuidado com os remédios caseiros e as receitas que encontramos pela internet, além de não terem comprovação cientifica, algumas poderão agravar o quadro. Lembre-se, a prevenção sempre será a melhor opção, ao sentir dor de dente, procure ajuda profissional, e mantenha sempre sua ida ao dentista em dia!