Implante dentário todo mundo conhece, não é mesmo? Mas e implante de gengiva? Bom, antes de qualquer coisa vamos responder a pergunta título dessa página: Existe implante de gengiva? A resposta é um categórico não! Então, quer dizer que se alguém perde gengiva ficará com este “buraco” pro resto da vida? A resposta também é não! Mas calma, para a odontologia moderna, praticamente tudo tem jeito, e com os casos de perda de gengiva não seria diferente!
Se você está tendo problemas com perda de gengiva e percebe que a dia que passa, a gengiva está diminuindo, existe sim solução, mas não é o implante de gengiva (que não existe) e sim outro procedimento: o enxerto gengival. Mas e o que é um enxerto gengival? É o que você descobrir agora mesmo!
Um enxerto gengival nada mais é que a retirada de um “pedaço” de gengiva de um lugar e a “implantação” desse tecido em outro. Na prática funciona assim: geralmente esta perda de gengiva ocorre principalmente perto da raiz do dente, e o dentista retira um pouco de tecido gengival do céu da boca ou na região próxima as dentes de trás. Uma vez removido o tecido de uma região que tenha gengiva “sobrando”, este tecido é enxertado (suturado) exatamente onde a gengiva está “faltando”. Por isso o nome do procedimento é enxerto gengival, o que é bem diferente de um implante!
Existem casos onde os enxertos não são possíveis? Sim, sem dúvidas! Mas nestes casos mais complicados onde não é possível retirar parte da gengiva de um lugar e enxertar no outro, temos mais duas opções: a produção de gengiva “artificial” com resina ou porcelana. Quando é feito com resina, o processo de construção de gengiva sintética com resina, o dentista esculpe resinas nas cores da gengiva do paciente reconstruindo a aparência da gengiva do paciente modelando estas resinas. Veja nas imagens abaixo uma reconstrução gengival com resina.
Quando nem com enxertos e nem com resinas é possível reconstruir a gengiva do paciente a opção é uma só: prótese. Neste caso não é o gengiva que produz diretamente a gengiva sintética do paciente, mas o laboratório de prótese que constrói uma estrutura em porcelana que contemple dentes e gengivas que simulam essa gengiva. Essa reconstrução pode ser parcial (de um a três dentes) ou total (toda a arcada superior, inferior ou ambas). Ficou curioso pra ver como é uma “gengiva de porcelana”? Veja nas imagens abaixo.
Agora você já sabe que não existe “implante de gengiva”, e também descobriu que perda de gengiva tem solução: os enxertos gengivas. Vamos encerrar nossa conversa com uma dica importante: como evitar a perda de gengiva. Antes de tudo é preciso que você saiba as principais causas da perda gengiva, são elas:
- Escova de dentes inadequada (cerdas duras ou macias demais);
- Escovar os dentes da maneira errada (com muita força);
- Escovar os dentes na hora errada (devemos esperar 30 minutos após comer para fazer a higiene por conta da acidez da boca);
- Bruxismo e apertamento dos dentes;
- Fumo;
- Roer unhas.