Se você não está satisfeito com o alinhamento de seus dentes e decidiu procurar a ortodontia para utilizar um aparelho dentário, certamente gostaria de saber como é o processo de montagem ou colagem de seu aparelho ortodôntico. Sem maiores detalhes técnicos, vamos esclarecer como é o processo e tirar algumas das principais dúvidas de quem está pronto para colocar o aparelho e alinhar e seu sorriso.
Nunca é demais falar que uma imagem vale mais que mil palavras, e por isso filmamos toda a montagem de um aparelho ortodôntico superior em nosso Microscópio ZEISS OPMI Pico. O vídeo é bem rápido e em apenas um minuto resume todo o processo de montagem realizado pelo ortodontista (dentista especializado em tratamentos com o aparelho dentário). O objetivo agora não é explicar em detalhes todas as etapas do processo (ainda nesta página explicaremos melhor as etapas da montagem) , mas através deste resumo em um vídeo de um minuto, demonstraremos que o processo é de fato muito simples e não justifica qualquer medo ou receio em colocar o aparelho. Veja o vídeo abaixo:
Agora que você viu com seus próprio olhos que a montagem do aparelho e a colagem dos braquetes não é nenhum “bicho de sete cabeças”, antes de explicar melhor o procedimento, vamos à principais dúvidas:
- O processo é demorado? Em média, dura apenas uma hora.
- Quantas sessões são necessárias? Depende de cada situação, pois há casos onde em uma primeira sessão é montado o aparelho na parte superior, e em outra sessão, o aparelho é montado na arcada inferior. Portanto, em uma ou duas sessões a aparelho superior e inferior é montado.
- É um procedimento doloroso? De forma alguma! Como você pôde ver no vídeo não há sangramentos durante o procedimento que é praticamente indolor. O máximo que pode ocorrer é algum leve desconforto durante o procedimento, mas nada que possa trazer grande incômodos.
- Há anestesia? Por ser praticamente indolor, não há necessidade de anestesia na montagem de aparelhos dentários
- E depois da montagem, vou sentir dores? Seus dentes sofrerão uma pressão na qual nunca tinha sofrido antes de você utilizar o aparelho, portanto é normal que seu organismo precise de um tempo de adaptação à esta pressão exercida pelo aparelho dentário. Nos primeiros 3 ou 4 dias é comum sentir alguma dor ao morder, mas logo seus dentes “se acostumarão” com o aparelho forçando sua movimentação e estas dores desaparecem rapidamente.
Agora que as principais dúvidas estão respondidas, vamos às etapas da montagem de seu aparelho dentário? Assim quando chegar o dia da instalação de seu aparelho você estará muito bem informado(a) e ficará por dentro de tudo que está acontecendo durante todo o processo. Vamos lá?
Limpeza da região
Etapa fundamental do processo de montagem de um aparelho dentário, a limpeza além de fazer parte dos aspectos de saúde bucal, determina o sucesso da colagem dos braquetes, ou seja, sem fazer uma boa profilaxia há a grande chance dos braquetes de seu aparelho não serem corretamente fixados.
Aplicação de ácido fosfórico
Logo após a limpeza é preciso dar continuidade ao processo de preparo dos dentes para receberem o aparelho. Este líquido azul aplicado aos dentes é o ácido fosfórico que é responsável por dar mais porosidade aos dentes permitindo maior adesão aos braquetes que serão fixados com resina.
Retirada do ácido fosfórico
Terminada a aplicação do ácido fosfórico é preciso aguardar alguns minutos para que a substância faça seu efeito, promovendo maior porosidade ao dente. Respeito este tempo a ortodontista fará a remoção do ácido através de sucção.
Aplicação do adesivo
Com dente já “preparado” para ter maior porosidade e aumentar a sua adesão, chegou a hora de aplicar o material adesivo responsável pela colagem dos braquetes do aparelho.
Polimerização do Material adesivo
A polimerização é o processo de “ativação” da união do material adesivo ao dente através da luz e do calor. Este processo não traz nenhuma dor ou incômodo ao paciente que se quer percebe a intensidade deste calor por conta dele ser concentrado em um ponto específico e em um curtíssimo espaço de tempo. Isso só é possível graças à tecnologia do Fotopolimerizador Bluephase G2 da Ivoclar.
Colagem dos Braquetes com a resina
Encerradas todas as etapas de preparo do dente, finalmente chegou a hora de colar os braquetes e estamos diante do momento mais importante do processo de montagem de um aparelho dentário. Tudo deve ser milimétricamente medido para que o posicionamento dos braquetes seja perfeito e para isso o(a) ortodontista com uma ferramenta simples para medir a distância e o alinhamento corretos entre os braquetes. Neste momento será preciso usar um pouco da força para empurrar o braquete na colagem.
Mais uma vez será preciso realizar a polimerização, ou seja, através da luz e do calor a resina muda de estado e permite a colagem.
Remoção dos excessos de Resina
É normal que fiquem excessos de resina após a colagem dos braquetes e os dentistas devem removê-los para que não fiquem aparentes e tirem o brilho de seu sorriso!
Instalação do Fio Ortodôntico
O fio ortodôntico é responsável pela movimentação dos dentes, ou seja, trata-se de peça fundamental em seu tratamento para alinhar os dentes. Seu encaixe é rápido e simples e também não irá provocar nenhuma dor ou desconforto na montagem de seu aparelho. Rapidamente o(a) dentista irá encaixar o fio nos braquetes recém colados.
Ligas e Elásticos Ortodônticos
Estamos chegando ao final da montagem de seu aparelho dentário. As ligas ou elásticos irá fixar o fio ortodôntico aos braquetes e depois de instaladas seu aparelho estará completamente montado. A maioria das pessoas chamam as ligas simplesmente por “borrachinhas”, que podem ser de diversas cores, mas no caso do aparelho montado no vídeo, o estético, as ligas são transparentes como o braquete com o intuito de serem discretos.
Agora você já sabe que o processo de montagem de um braquete não é nenhum “bicho de 7 cabeças”! Nunca é demais lembrar que o aparelho dentário serve não só para alinhar os dentes e melhorar a aparência do seu sorriso, mas também ajuda e muito e manter sua saúde bucal em dia, principalmente de quem possui os dentes separados.
Se você chegou até aqui na leitura desta página é por estar realmente interessado em transformar o sorriso com o aparelho dentário, e para finalizar deixamos uma dica importantíssima: não falte suas consultas de manutenção, pois são nessas consultas de retorno que o dentista irá trocar o fio e as ligas ortodônticas e avaliar se a movimentação dos seus dentes está ocorrendo como o planejamento. Isto é fundamental por dois motivos: primeiramente para que tudo corra bem com sua saúde bucal e em segundo lugar, são estas manutenções que irão garantir a agilidade de seu tratamento. Ou seja, quanto mais você faltar suas consultas de retorno, mas demorado será seu tratamento!