Diante dos questionamentos diários sobre os hábitos de escovação dos dentes, a dúvida de estar realizando o processo de forma correta permeia a maioria das pessoas. Desde criança aprendemos que escovar os dentes é uma atividade de extrema importância para a manutenção da saúde bucal, porém, como é necessário que seja rotineira, a escovação torna-se mecânica, sem os necessários cuidados.
É muito comum a realização da escovação de forma mais básica, com movimentos rápidos e horizontais – tipo de escovação mais frequente. Porém, tais movimentos, se contínuos, acarretam retrações gengivais, podendo ocasionar problemas mais sérios em toda região bucal.
A má escovação conduz a boca, de forma geral, ao acúmulo de bactérias responsáveis por problemas como a gengivite, mal-hálito e a famosa cárie, além do favorecimento ao aparecimento de doenças que ocasionam, posteriormente, a perda dos dentes.
Um dos maiores erros é a grande frequência de escovação sem os cuidados essenciais. De nada adianta escovar os dentes diversas vezes ao dia, todavia de maneira errada. Qualidade é sempre melhor que quantidade. Em média 3 vezes ao dia, o uso da escova (de tamanho pequeno e com cerdas macias) e pasta ou gel dental acompanhados do antisséptico bucal e o fio dental é recomendado. Lembre-se: Os quatro itens são de suma importância e nenhum deve ser descartado.
Assista ao video para maiores informações.