Quais são as causas da perda de gengiva? Antes de qualquer coisa é bom dizer que não existe “perda de gengiva” e o nome certo do problema é “retração gengival”. Dito isto, vamos direto ao ponto e dizer o que causa a retração da gengiva. Evidentemente que são vários os possíveis motivos, e geralmente, nunca é apenas um deles a causa do problema, ou seja, uma combinação de fatores que fazem você ter a péssima sensação de olhar-se no espelho e perceber que sua gengiva está diminuindo.
Entre estes vários fatores, o mais comum é, obviamente, a falta de cuidados de higiene bucal e a escovação dos dentes de forma errada. Não iremos ensinar pra você como escovar os dentes corretamente, pois já temos uma página específica para ensinar o que você deve fazer para higienizar seus dentes corretamente, o que vamos dizer aqui é o que você não deve fazer ao escovar dentes, para evitar a perda de gengiva. Vamos lá?
- Escolha da escova de dentes certa: o primeiro passo para evitar a perda de gengiva.
Escovas de dentes não são todas iguais! Existe um tipo de escova certo para você, que pode ser com cerdas mais duras ou macias, e a escolha da escova de dentes ideal para sua necessidade é fundamental para evitar a perda de gengiva! Uma escova com cerdas mais duras que o necessário fazer como que ao escovar os dentes, essa firmeza excessiva das cerdas da escova podem “corroer” o tecido gengival, provocando desgaste na região e perda de gengiva. Por outro lado, escovas macias demais podem não fazer a limpeza completa da região, retendo alimento e causando problemas mais graves como sangramento na gengiva. Por isso, não deixe de escolher com seu dentista a escova ideal para você!
- Escove os dentes na intensidade certa!
Uma das principais causas de perda de gengiva é a forma errada de escovar os dentes com relação à força aplicada durante a escovação, ou seja, quando escovamos os dentes com muita força. Você já sabe que precisa encontrar com seu dentista a escova ideal para sua escovação, porém, de nada adianta você ter a escova de dentes perfeita se você coloca muita força durante seu uso. Escovar os dentes com muita força com certeza irá fazer com que você perca gengiva! Tome cuidado!
- Escove os dentes na hora certa!
Sempre ouvimos dizer “escove os dentes após as refeições!”, o que está certíssimo, porém muito pessoas pensam que devem escovar os dentes imediatamente após se alimentar, o que é bastante perigoso para sua gengiva! Quando mastigamos a acidez de nossa boca muda completamente, e se escovarmos os dentes logos após as refeições, iremos agredir nossas gengivas com esta acidez. É fundamental esperar esta acidez diminuir para escovar os dentes, e o tempo necessário para isso é, em média, 30 minutos. Jamais use sua escova de dentes logo após as refeições, aguarde este tempo para que a acidez da boca seja menos agressiva ao seu tecido gengival.
- Uso incorreto do fio dental pode fazer você perder gengiva!
Se você chego até aqui já deve saber que a higiene bucal é o ponto de equilíbrio para evitar a perda de gengiva, e todos nós também sabemos muito bem que apenas escovar os dentes não é o suficiente para cuidar da saúde bucal, é preciso mais, e o fio dental é o complemento ideal para uma boa higiene dos dentes e também das gengivas. O principal erro das pessoas é achar que, por ser um complemento da escovação dos dentes, o fio dental deve ser utilizado depois de escovar os dentes quando, na verdade, o certo é passar o fio dental antes de usar a escova de dentes. Você pode até usar o antes e depois de escovar os dentes, mas nunca somente depois!
- Apertamento dos dentes e bruxismo: um perigo para sua gengiva!
O hábito de apertar os dentes, seja por estresse, ou por problemas com bruxismo provoca um verdadeiro terremoto em suas estruturas gengivas, fragilizando os tecidos e provocando a perda de gengiva. Por isso é indispensável tratar esse problema que além de ameaçar suas gengivas, pode lhe trazer problemas de saúde ainda maiores como perda de dentes, dores de cabeça e até Disfunção da ATM.
- Maus Hábitos que podem provocar perda de gengiva:
Existem muitos hábitos que podem provocar a perda de gengiva, mas as principais ameaças são: fumo, refrigerantes, bebidas muito ácidas como vinho (principalmente o vinho branco) e até roer unhas! Uma dica importante é: sempre que ingerir alimentos ou bebidas ácidas, combine sempre com bom copo com água para diminuir os efeitos nocivos dos ácidos e manter o equilíbrio da acidez da boca.
- Quer evitar a perda da gengiva, então atenção com a dica principal!
Sabe qual o maior de todos os motivos para a perda de gengiva? É a falta da consulta anual ao dentista! Se você todo ano ao dentista (o ideal seria ir semestralmente), com certeza saberá que algo está errado com a sua saúde bucal logo nos primeiros sintomas, e todos nós sabemos que prevenção é tudo! Ir regularmente ao consultório do dentista irá lhe dar a oportunidade de resolver qualquer problema de saúde bucal antes que ele provoque a perda de gengiva!