Visagismo na Odontologia – Visagismo Odontológico
O visagismo na odontologia é algo totalmente novo e é aplicado especialmente na Odontologia Estética. Em entrevista ao vivo, o Dr. Adriano Abreu, trouxe para Fortaleza o inventor da técnica do visagismo odontológico e autor do livro “Visagismo
A arte de personalizar o desenho do sorriso”, Dr. Braulio Paolucci. Assista ao vídeo.
Você sabia que sua aparência pode dizer muito sobre sua personalidade? Que mesmo sem querer, a imagem que você passa não é a que você deseja e isso pode atrapalhar sua vida pessoal ou profissional? Ou ainda, sabia que o seu rosto pode acentuar um aspecto positivo de sua personalidade ou compensar algo negativo que você deseja esconder?
É nisso que consiste o visagismo, que busca sempre a adequação da imagem pessoal das pessoas através de sua aparência. O visagismo na odontologia é uma coisa muito nova e dificilmente você já tenha ouvido falar no assunto relacionado a odontologia estética. Porém, o visagismo não é novidade para muitas pessoas, principalmente para quem de alguma maneira se interessa por estética.
Mas afinal, o que é visagismo?
Visagismo, é acima de tudo uma arte, ou melhor, um toque de arte em qualquer trabalho que envolva beleza e estética, onde os princípios da proporção, harmonia, estética e composição do rosto de cada pessoa, sejam alinhados a imagem ideal que a pessoa precisa expressar. Por exemplo, um executivo precisa passar uma imagem de liderança e dinamismo, mas ao mesmo tempo sem parecer sisudo ou antipático. Ou ainda, uma mulher de personalidade doce e amável, mas como seus dentes caninos muito evidenciados, pode passar uma imagem de aspereza. É justamente para evitar casos desse tipo que o visagismo se enquadra.
Cada pessoa é única e possui suas características e necessidades, e seguir o padrão estético genérico em todas as pessoas não é interessante, pois nem sempre o padrão é o ideal para cada pessoa. É nisso que o visagismo se sustenta, em buscar o padrão estético ideal de forma personalizada, de maneira que os pontos fortes da aparência sejam valorizados e os fracos atenuados.
O objetivo do visagismo é sempre valorizar o que a pessoa tem de melhor e o que ela deseja expressar com sua aparência, através de uma imagem autêntica, esquecendo os padrões e técnicas genéricas, focando na pessoa, onde o cliente passa a se ver na totalidade e dizer: “Esse sou eu!”, “Esse é o meu melhor lado!”.
O resultado de um trabalho estético que se utiliza do visagismo é sempre o mais próximo possível de sua personalidade, de forma que o espelho possa refletir quem a pessoa verdadeiramente é. Evitando que o cliente passe uma imagem diferente do que deseja mostrar profissional ou pessoalmente.
Ótimo! Mas como saber o que deve ser feito em cada pessoa?
Se você chegou até esse parágrafo é porque se interessou pela técnica e deve estar se perguntando: “Como um dentista pode saber algo sobre minha personalidade?” ou “Vou precisar de um psicólogo para fazer meu tratamento odontológico?”.
A resposta para essas perguntas está na consultoria prestada pelo profissional, que é uma conversa entre o dentista e o paciente onde são discutidos seus objetivos com o tratamento estético. O embasamento para a descoberta da personalidade é apoiada nos arquétipos de Jung e na teoria dos humores de Hipócrates, o pai da medicina.
Hipócrates em seus estudos, identificou quatro tipos de personalidades diferentes: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático. Cada tipo de personalidade se enquadra em um formato de rosto específico. E esse é o segredo do visagismo! É buscar adequar o visual da pessoa, para que a sua personalidade seja refletida na sua imagem da melhor maneira possível!
Entendi! Mas que tipo de personalidade meu rosto está expressando?
Para obter essa resposta, o profissional que trabalha utilizando-se das técnicas do visagismo precisa fazer uma consultoria que se inicia com a análise facial. Nesta análise, cada parte do rosto representa um aspecto da personalidade. Essa divisão se dá em três partes da seguinte forma:
Terço Superior: Região da testa – zona do intelecto;
Terço Médio: Região dos olhos – zona da emoção;
Região do nariz – ação e ritmo (dinâmica);
Terço Inferior: Região dos lábios – Expressão e intuição (comunicação);
Região do queixo – Vontade.
Junto com a análise facial, se compara o formato do rosto com os quatro temperamentos de Hipócrates: Colérico, Melancólico, Sanguíneo e Fleumático.
Você gostaria de saber qual é o seu formato de rosto? Então veja os exemplos das pessoas famosas e procure identificar qual é o seu!
Agora que eu sei mais sobre minha personalidade, como aplicar isso ao meu sorriso?
O visagismo na odontologia estética ainda é uma coisa totalmente nova, e a Clínica Adriano Abreu traz a técnica de forma pioneira à Fortaleza.
A essência do visagismo na odontologia se dá na relação entre os aspectos da personalidade do paciente e os seus arranjos dentais. Essa relação acontece da seguinte maneira: o formato do sorriso do paciente se adequa com sua personalidade. Esse formato pode ser oval, triangular, retangular ou quadrado.
A odontologia estética moderna traz resultados muito mais satisfatórios, porque busca sempre um resultado cada vez mais personalizado e com precisão. Essa personalização é alcançada com o visagismo e a precisão com o Planejamento Digital Estético, o DSD. Essas duas especialidades se complementam, dando cada uma sua contribuição, trazendo um toque de arte e ciência ao sorriso, esquecendo padrões pré-estabelecidos e focando sempre no paciente e nas suas necessidades.
Galeria de Sorrisos:
Veja mais entrevistas sobre visagismo na odontologia: