Cuidar da beleza do sorriso e saúde bucal dos nossos dentes deveriam ser o únicos motivos para procurar o dentista, além disso, a visita regular ao dentista – entre seis meses e um ano – é extremamente recomendável. Portanto, estas poucas linhas já deveriam ser suficientes para lembrar que o consultório odontológico não é uma mera opção, mas sim indispensável.
Evidentemente que prevenir é melhor que remediar, porém, nem todas as pessoas, ou até a maioria delas, não busca o dentista antes que os problemas de saúde bucal apareçam, e pensando nisso, reunimos cinco dos principais sinais de alerta que nos avisam que algo errado está acontecendo.
Entre todas as consequências de uma má saúde bucal, a perda de dentes é a mais grave de todas, e principal alvo da odontologia. Perder um dente é algo extremamente desagradável, e ficar atentos aos sinais que iremos apresentar pode ser determinante para evitar a perda dentária, bem como, facilitar o sucesso de seu tratamento, através da detecção precoce.
Entre os sinais que mais merecem sua atenção, separamos cinco, são eles: mau hálito, manchas nos dentes, sangramentos, sensibilidade dentária e dor de dente. Vamos conversar um pouco sobre cada um deles, para em linhas gerais, informar e chamar sua atenção, para que você evite problemas e dê os devidos cuidados que seu sorriso precisa.
– Mau Hálito
Pesquisas apontam que aproximadamente 40% sofre ou sofrerá alguma vez na vida de halitose (nome técnico para o mau hálito). Os motivos para o surgimento do mau hálito não são obrigatoriamente ligados à saúde bucal, podendo também ter origens gástricas. Porém, quando a halitose ocorre por motivos dentários, pode ser o sinal de alerta da chamada doença periodontal, a doença das gengivas e também é um forte sinal de que você pode estar com cáries.
– Manchas nos dentes
Os malefícios das manchas nos dentes mais evidentes são estéticos, e comprometam severamente a beleza do sorriso, mas literalmente, a devida atenção às manchas vão muito além das aparências. As manchas nos dentes são um importante sinal de algo está errado, pois geralmente atingem o esmalte dentário, a parte mais exterior do dente.
– Sangramentos
Sentir sabor de sangue na boca, ou perceber sangramentos durante a escovação, para muitas pessoas é algo normal e que não merece tanta atenção. A cena da maçã manchada de sangue vista em muitos comerciais de TV já é largamente conhecida, e este sinal já está sendo um forte alerta para algo errado em sua saúde bucal.
Entre as muitas possibilidades de doenças relacionadas aos sangramentos, a mais comum é a chamada doença periodontal, ou seja, a doença nas gengivas. Ao afetar as gengivas, as primeiras consequências a serem percebidas serão estéticas, evoluindo para a perda de gengiva, a chamada retração gengival. Com o tempo, a evolução da doença poderá acarretar em sensibilidade dentária – tema do próximo tópico. Como toda grande ameaça, os sangramentos podem em último caso levar à perda de dentes, por isso não pense duas vezes ao perceber os sinais de sangramentos e vá ao dentista!
– Sensibilidade dentária e dor de dente:
Não foi a toa que deixamos para o final as dores, afinal, é o sinal mais evidente de que algo está errado com nosso corpo, e ao mesmo tempo, o mais fácil de ser percebido, não é mesmo. Sofrer de dente uma vez esporádica, pode até ser normal, mas a partir da primeira repetição, é preciso começar a procurar pelo dentista imediatamente, principalmente quando as dores são latejantes, um sinal forte que é um possível tratamento de canal irá ocorrer.
Já a sensibilidade dentária, na maioria das vezes está relacionada à exposição da dentina, região riquíssima em nervos e extremamente sensível. Quando falamos em dentes sensíveis é fundamental esclarecer algo muito importante: os cremes dentes sensíveis agem apenas na consequência, nunca na causa do problema, pois bloqueiam temporariamente a ação dos agentes térmicos e mecânicos, porém a exposição da dentina continua! Por isso, se você está sofrendo com sensibilidade dentária, use o creme dental para dentes sensíveis apenas durante o tempo que espera sua consulta com o dentista!