A expressão “sorriso torto” por si só já é estranha, e quem tem o chamado sorriso assimétrico sofre com a sensação de que algo está errado sempre que abre um sorriso. Sabe o que isso significa? Imagine só que nos melhores momentos de sua vida, quando você naturalmente sorri, este momento de felicidade é atrapalhado por uma incômoda sensação de que seu sorriso é “torto”.
Existe tratamento para o sorriso assimétrico? Certamente que sim, e imagine só que a solução para o sorriso assimétrico pode ser alcançada de forma extremamente rápida apenas com aplicações de toxina botulínica (conhecida popularmente por Botox®). Isso mesmo, a toxina botulínica que é sinônimo de tratamento estética para rejuvenescimento facial pode ser uma prática e surpreendente solução para o sorriso assimétrico.
Como uma técnica utilizada no tratamento de rugas pode ser usada para corrigir o sorriso assimétrico? Para que você entenda é precisar primeiro analisar o problema do sorriso torto e como ele ocorre. Quem tem sorriso assimétrico ao movimentar os lábios para sorrir, um lado da boca abre-se mais que o outro, expondo dentes de forma desproporcional, ou seja, o foco do problema no sorriso assimétrico é o fato dos lábios não se abrirem com a mesma intensidade dos dois lados da boca. Quem tem sorriso assimétrico expõe mais os dentes de um lado que do outro e para solucionar o problema é preciso equilibrar a abertura do lábios. Como? Através da toxina botulínica!
O botox virou sinônimo de tratamento eficaz para as rugas por agir na “raiz do problema”, e o que forma as chamadas rugas dinâmicas, principalmente as rugas na testa e entre as sobrancelhas é o hábito que as pessoas possuem de franzir a testa contraindo os músculos da região, e a toxina botulínica consegue controlar a ação destes músculos. Se a “raiz do problema”, ou seja, a contração dos músculos está controlada, suas consequências que são as rugas também estão sob controle. A toxina botulínica tem a capacidade de bloquear de forma segura a liberação de uma substância chamada acetilcolina um neurotransmissor responsável pela contração muscular, e este mecanismo é a chave para a solução do chamado sorriso torto.
Agora que você já sabe tudo isso fica fácil explicar como a toxina botulínica tornou possível o tratamento do sorriso torto. O nome “sorriso assimétrico” deixa claro que o tratamento deve dar harmonia ao sorriso onde um lado da boca “abre mais que o outro”. Como? Equilibrando a abertura dos lábios! E o que faz os lábios se abrirem? Os músculos! Pronto, agora você já deve imaginar que a toxina botulínica irá controlar os músculos da região dos lábios dando equilíbrio e harmonia ao sorriso.
Simples, não é mesmo? É, do seu ponto vista pode parecer simples, mas para o dentista este tratamento é bem complexo, afinal é preciso ir com muito calma neste controle para não ir além do ponto, o que é um verdadeiro desafio. Somente com muita experiência e destreza é possível ir aos poucos neste controle, fazendo com o que o lado da boca que abre demais tenha a mesma abertura do lado que abre menos.
Se você possui o chamado “sorriso torto” saiba que com a ajuda do dentista é possível ter um sorriso harmônico, equilibrando a abertura dos lábios através da toxina botulínica, e o melhor: de forma rápida, prática e sem cirurgias!