TERAPIA NEURAL E ODONTOLOGIA NEUROFOCAL
A Terapia Neural é um tratamento realizado pelo cirurgião dentista ou médico que visa ativar os mecanismos de regulação para que o próprio corpo produza reações de auto cura .
É realizado através da aplicação, em baixas concentrações, de um anestésico chamado procaína, que provocará um impulso inespecífico em determinados locais do sistema nervoso, especialmente o sistema nervoso autônomo SNA. Esse local geralmente é onde o corpo sofreu algum tipo de agressão ou lesão.
Segundo David Vinyes, esse tratamento busca neutralizar as memórias irritantes da rede nervosa que bloqueiam a troca de informações e que podem desencadear doenças.
O que é a odontologia Neurofocal?
A odontologia Neurofocal (ONF) é a expressão da Terapia Neural no âmbito odontológico. Refere-se a uma forma de se praticar a odontologia tratando a boca, como parte integrante de diversos sistemas.
Entende que nosso corpo está todo relacionado, estando suas diversas partes, conectadas em uma mesma rede nervosa. Assim, alterações nos dentes , podem causar interferências patológicas no sistema nervoso vegetativo, causando doenças em outras partes do corpo.
Os dentes têm ligação com vários órgãos e sistemas
Como é realizada a terapia neural?
O Dr Adriano Abreu e a Dra Raquel Fiterman, são dentistas em Fortaleza e pioneiros na odontologia integrativa, biofísica e biológica no Ceará. Nesse contexto, a Terapia Neural e Odontologia Neurofocal apresenta-se como uma importante ferramenta nos tratamentos odontológicos com sintomas locais ou em outras partes do corpo.
Campos interferentes
Algumas áreas de irritação na boca podem causar sintomas ou patologias à distância, em outras partes do corpo. Essas regiões são chamadas de Campos Interferentes.
Na boca, estão localizados grande parte deles. São exemplos destes:
- Cáries
- Dentes com tratamento de canal
- Focos de infecção
- Próteses dentárias, coroas metálicas
- Restaurações com materiais não compatíveis
- Pinos dentários
- Cistos apicais
- Implantes dentários
- Restaurações de amálgama
- Uso de flúor
- Presença de materiais ou metais tóxicos
- Sisos em posição traumática, inclusos ou mal posicionados
- Doenças na gengiva
- Cavitações Ósseas
Abordagem da terapia neural
Anestésico Procaína
A aplicação procaína em um campo interferente pode causar o desaparecimento de um problema em outro local do corpo, como uma dor no ombro, na coluna ou uma enxaqueca.
Dentes x Corpo
Avaliamos a cavidade oral como sendo parte integrante do corpo e não apenas de forma isolada.
Atendimento Abrangente
Sendo assim, realizamos, com a Odontologia Neurofocal, um atendimento mais amplo e abrangente, de um modo integrativo unindo a boca aos sistemas do corpo.
Como a terapia neural é realizada?
- Primeiramente interpretamos a queixa do paciente, realizamos avalição minuciosa de seu quadro clínico, dos exames radiológicos e principalmente interpretamos a sua história de vida.
- Normalmente suspeitamos que um dente possa estar funcionando como um campo interferente causando sintomas na boca ou em outro local qualquer do corpo, principalmente quando o paciente ja realizou diversos outros tratamentos na região dolorosa e não obteve melhora de seu quadro clínico até então.
- À partir dessa suspeita, buscamos identificar a presença ou não de Campos Interferentes localizados na boca. Fazemos o teste de palpação dos dentes, palpação extra oral e da fáscia bucal.
- Fazemos então a aplicação do anestésico no dente que pode estar funcionando como um campo interferente e analisamos se irá ocorrer uma diminuição ou mesmo desaparecimento do sintoma.
- Caso isso aconteça, provavelmente esse dente é um campo interferente para aquele problema. Caso não ocorra alterações na sintomatologia, provavelmente o problema está localizado na região da dor e não estar sendo causado por um problema bucal.
- A terapia neural funciona, assim também, como um diagnóstico diferencial.
O dentista então aguarda para ver se os sintomas reaparecem ou não:
se não voltarem
Significa que o corpo se auto-regulou, não precisando mais realizar tratamento na região
se voltarem com menos intensidade
O dentista fará nova aplicação no dente até desaparecerem os sintomas
se voltarem próximo ou como antes
deverá tratar o dente em questão, removendo a interferência dentária para que o organismo do paciente se regule novamente.