Próteses Dentárias
A perda dos dentes ocorre por diversos motivos como cáries, traumas, doenças nas gengivas, etc. E quem sofre desse problema sabe o quanto pode ser constrangedor e desegradável ter dentes faltando em seu sorriso. Os constrangimentos são diversos também, prejudicando a vida social e profissional do paciente e ainda sendo fator determinante para outras doenças nos dentes e atrapalhando a mastigação.
A Odontologia oferece algumas opções para o problema como implantes dentários, coroas e pontes (próteses dentárias fixas) e próteses dentárias removíveis. Porém, a escolha de qual procedimento utilizar depende dos custos, objetivos do paciente e avaliação do cirurgião dentista.
No caso das próteses removíveis, elas podem ser parciais, mais conhecidas como roch, ou totais e são mais conhecidas popularmente como dentaduras. As próteses totais removíveis, geralmente são confeccionadas em acrílico, são adaptadas à gengiva do paciente e tem como função substituir todos os dentes.
Existe também outro tipo de prótese que é conhecida como prótese parcial removível, que é confeccionada em acrílico e metal e a substituição da dentição é parcial, pois o paciente ainda apresenta alguns dentes. Este tipo de prótese é encaixada nos dentes ainda existentes e é uma opção interessante para quem quer substituir apenas uma parte da dentição.
É importante lembrar, que as próteses removíveis não são a única solução para o caso de perda de dentes, há casos em que outros procedimentos são muito mais interessantes com resultados muito mais satisfatórios, como os implantes e as coroas sem metal.
Próteses em Porcelana: A Evolução das próteses dentárias.
As próteses dentárias em acrílico no que diz respeito a estética e naturalidade dos resultados, foram ultrapassadas pelas próteses em porcelana, em especial as próteses dento gengivais. As porcelanas superam e muito o acrílico por conta de sua aparência ser extremamente parecida com a de dentes naturais, o que deixa o resultado final muito mais satisfatório para o paciente, que pode usufruir da principal vantagem da prótese dentária em porcelana: a discrição. Vantagem esta que faz com que a maioria das pessoas não perceba que seu sorriso é uma prótese, pois a mesma se parece e muito com dentes naturais.
Existem diversos aspectos dos dentes naturais que são melhor retratados nas próteses em porcelana. Dentre estes aspectos está a translucidez, que é a transparência que um dente possui e que o torna capaz de passar a luz sem bloqueá-la. Esta propriedade não é tão bem explorada nas próteses mais antigas, fazendo com que a luz ou o flash em uma foto denunciem que um sorriso não é natural. A porcelana é extremamente capaz de fornecer translucidez, e consequentemente naturalidade às próteses dentárias.
Para se ter uma ideia na prática, veja a imagem abaixo de paciente que trocou uma prótese dentária em acrílico, por uma prótese em porcelana.
Esta aparência similar aos dentes naturais é, sem dúvidas a maior de suas vantagens, porém existem muitas outras que merecem ser destacadas. Uma delas é a chamada inércia química, que é a propriedade da porcelana que faz com que ela não mude de cor com o tempo. Nas próteses em acrílico, por mais que se respeitem os devidos cuidados de higiene, a tendência é que elas mudem de cor, dando aparência envelhecida ao sorriso de quem a utiliza. Nas próteses em porcelana isso não acontece, e a prótese mantém sua cor durante toda sua vida útil.
Casos Clínicos de Prótese Dentária
Arraste para os lados e compare os resultados:
Acompanhe a construção deste sorriso!
Vídeos sobre Próteses Dentárias:
Depoimentos de Pacientes que Realizaram o Tratamento
Se você quer saber mais sobre a diferença entre próteses dentárias de acrílico ou porcelana, clique na imagem abaixo:
Objetivos:
Solucionar o problema da perda de dentes, através da fixação de próteses totais ou parciais em acrílico ou acrílico e metal, devolvendo ao paciente a confiança em sorrir, sua função fonética e se alimentar normalmente.
Indicações:
– Problemas de dicção causados pela falta dos dentes;
– Problemas de mastigação causados pela falta dos dentes;
– Restauração estética da aparência bucal;
Vantagens:
– Procedimento indolor que não necessita de anestesia;
– Rapidez;
– Resultados rápidos e efetivos;
– Preservação da estrutura dos dentes sadios.
Entenda o que são Overdentures e sua importância nos tratamentos odontológicos com Prótese.
São próteses sobre implantes moveis, que diferentemente da prótese sobre implante fixa (prótese protocolo) elas podem e devem ser removidas para limpeza. São confeccionadas em acrílico e apresentam em seu interior encaixes chamado attachements, estes são responsáveis pela fixação da prótese sobre o implante.
Os attachements que a retém podem ser orings, barras ot strategy, ot box e outros, variando de acordo com o planejamento do cirurgião dentista.
Vantagens:
– Fácil higienização;
– Auxilio (selamento aveolar);
– Reposição gengival.
Desvantagens:
– É uma prótese fixa;
– Maior número de sesssões;
Indicações:
– Perdas totais de dentes;
– Dificuldade motora para higienizar prótese fixa;
– Em casos de maiores perdas ósseas horizontais na maxila;
– Retenção das próteses.
Principais dúvidas sobre Próteses Dentárias:
Eu perdi apenas alguns dentes, preciso colocar próteses?
Dependendo de cada caso, há outras opções como implantes e coroas sem metal para quem perdeu poucos dentes.
A prótese vai machucar minhas gengivas?
Se a prótese for confeccionada e acomodada corretamente, não há como machucar as gengivas.
Vou poder me alimentar normalmente com as próteses?
Sim, mas no começo, durante o processo de adaptação é recomendável se alimentar com alimentos de mastigação mais fácil.
Posso colocar a prótese logo depois de extrair o dente?
Não, o ideal é que se espere um curto período de adaptação.
Posso dormir com as próteses?
No caso das próteses removíveis, o ideal é que se retire a prótese para dormir.
Devo lavar a prótese sempre que me alimentar?
Sim, assim como deve-se escovar os dentes após as refeições, é importante higienizar as próteses após as refeições.
Vou precisar trocar as próteses?
A durabilidade das próteses é indefinida e cada tipo de prótese possui sua vida útil de acordo com o material que é confeccionada, mas sempre é bom procurar o dentista para verificar a necessidade de troca da prótese.
Por eu usar próteses, preciso ir mais vezes ao dentista para manutenção?
Independente de se usar prótese, é importante visitar regularmente o dentista por uma questão de saúde bucal.