Blog

Síndrome de Eagle

By 15 de maio de 2025No Comments
Síndrome de Eagle em Fortaleza

Síndrome de Eagle

Tratamento para Síndrome de Eagle em Fortaleza

Dores no pescoço e na face? você pode ter a Síndrome de Eagle.

A síndrome de Eagle é causada pela calcificação do ligamento Estilo-hióide ou Estilo-Mandibular que é um ligamento que sai do crânio para a mandíbula ou para o osso hióide. Essa calcificação pode gerar sintomas como dor e limitação do movimento do pescoço e osso hióide, dor de cabeça, dor na face,no ouvido, dor de garganta e sintomas na língua. Essa sintomatogia pode ocorrer porque essa calcificação altera o trajeto do nervo facial.

Síndrome de Eagle em Fortaleza

Ligamento Estilo-hióide

Durante a formação neurológica, no desenvolvimento do feto, os arcos branquiais vão dar origem a diversas estruturas: o primeiro arco é o arco mandibular, onde a cartilagem de Merckel absorve e forma o osso da mandíbula que se desenvolve junto com o nervo trigêmio; o segundo arco forma o osso hióide e junto com ele temos a formação do nervo facial.

O osso hióide teoricamente seria uma segunda mandíbula,mas a cartilagem de Reichert absorve formando dois ossos (processo estilóide e osso hióide) unidos pelo ligamento estilo-hióide. E porque esse ligamento se calcifica? Porque ele tem memória primitiva de osso. Quando ele é irritado, provocado, tende a se assemelhar a um “osso”.

Como o nervo facial se desenvolve as custas do segundo arco, se tenho problema no ligamento, ele vai alterar o trajeto do nervo facial, esperamos ter problemas no ouvido, gargante, 1/3 médio da língua e expressões faciais.

Como o nervo facial vem junto com o nervo trigêmio até o ouvido, vamos ter interferência indiretamente no equilíbrio e na postura. Por isso, o paciente com Síndrome de Eagle vai apresentar problemas na face, língua, ouvido e garganta.

 

Outro ponto importante é que o músculo platisma (que é inervado pelo nervo facial) é o contra ponto dos músculos Esternocleidomastóideo e trapézio, que são músculos posturais do pescoço. Assim esperamos também alteraçaõ nesse equilíbrio, causando sintomas tambem no pescoço.

A calcificação do ligamento ocorre por um excesso de tensão muscular, pois ele funciona como uma “trava”, impedindo que a mandíbula vá para a região mais posterior e faça uma compressão na região atrás da Articulação Temporomandibular, pois nessa região passam estruturas nobres que não podem sofrer pressão nem compressão.

Leave a Reply