Dor no Rosto – O que pode ser? Veja 1 causa pouco conhecida.

By 10 de setembro de 2022janeiro 28th, 2024No Comments
dor no rosto o que é

Você sente dor no rosto? Já buscou tratamento e não descobriu a causa?

dor no rosto o que é

Saiba que pode ser uma patologia localizada nos ossos da boca.

O que é NICO ou FDOJ, quais os sintomas e como tratar.

Você sabia que algumas dores na face (neuralgias) ou dor no rosto podem ter origem em um problema  nos ossos da maxila ou mandíbula? Nesse caso, chamamos de NICO, que é uma Neuralgia  Induzida por Cavitação Óssea.

Os termos, NICO e FDOJ não são nomenclaturas de patologias pouco conhecidas e por isso muitas vezes podem passar despercebidas pelo profissional. O diagnóstico pode ser feito tanto pelo médico, como pelo dentista que tenha habilidade para fazê-lo e é definido principalmente pela avaliação de um exame chamado Tomografia Computadorizada ou Ultrasson Transalveolar. Exames de sangue também podem auxiliar no diagnóstico.

NIco - tratamento - como se forma

Apesar de terem nomenclaturas diferentes, o NICO ( Neuralgia Inducing Cavitacional Osteonecrosis –  Neuralgia  Induzida por Cavitação Osteonecróticas ), o FDOJ ( Fatty Degenerative Osteolyses in Jawbone – Osteólise Degenerativa Adiposa da Mandíbula) o BMDJ (Bone Marrow Defects of the Jaw – Defeitos da Medula Óssea Mandibular) ou mesmo Osteonecrose Cavitacional da Mandíbula, tratam-se da mesma patologia óssea. O que vai diferir o nome dessa patologia é que falamos NICO, quando o paciente apresenta sintomas como dor no rosto. Esses tipos de  dores na face chamamos  de neuralgias faciais. Geralmente essa dor no rosto pode ser confundida com a neuralgia do trigêmio. Já as demais são assintomáticas.

O que é NICO?

É uma Neuralgia  Induzida por Cavitação Osteonecróticas, ou seja, trata-se de uma cavitação óssea que causa sintomas como dores na face. Essa dor é de difícil diagnóstico pois não se trata de uma patologia neurológica, nem infecciosa e sim osteoimunológica. Ou seja, o problema está no osso, onde ocorre a falta de reparo do alvéolo (região do osso onde se fixa o dente) após uma extração.  O que ocorre é uma OSTEONECROSE ASSÉPTICA IDIOPÁTICA DO OSSO MAXILAR OU MANDIBULAR. Nico é o termo mais conhecido dessa patologia, mas ela pode ser chamada também pelas nomes acima citados. O que diferencia é que apenas o NICO vai apresentar sintomas álgicos, ou seja, o paciente vai apresentar forte dor no rosto.

Onde essas cavitações ( NICO ou FDOJ) podem ocorrer?

Podem ter origem após traumas como extrações dentárias, movimentos ortodônticos, dentes com implantes de titânio, dentes infectados (antes ou após tratamento de canal).

• Porque ocorrem?

Por alterações no processo de reparo alveolar, problemas na limpeza do alvéolo (osso onde fica o dente) após extrações, alterações da nutrição tecidual durante a regeneração óssea ou também pela baixa homeostase no momento da cicatrização.

Quais os sinais e sintomas?

Essa patologia, costuma ocasionar dores na face, que chamamos de neuralgias faciais. Costuma se apresentar como uma  dor intensa, semelhante a um choque elétrico, que pode ser de curta duração ou  contínua. Há também casos em que o paciente é assintomático, porém o local da lesão contem em seu interior quimiocinas inflamatórias como RANTES – CCL-5. Essa quimiocina também está presente em muitas doenças sistêmicas, processos patológicos, doenças autoimunes e alguns tipos de cânceres. Uma vez reconhecidas e tratadas, elas trarão equilíbrio e saúde para os pacientes.

Como é o tratamento para NICO ou FDOJ?

O tratamento é cirúrgico. É realizado pelo dentista, no próprio consultório, sob anestesia local.

Para a cirúrgia, usamos um equipamento de ultrassom cirúrgico chamado piezosonic, que possui as vantagens de:

Cirurgia para NICO

Piezosonic – equipamento usado para cirurgia de NICO

_ Cortar apenas tecidos duros (osso), não lesionando tecido mole como vasos, terminações nervosas ou  tecidos;

– Maior precisão na cirurgia, pois não exige força do operador para cortar o osso;

– Realiza cortes  precisos, até mesmo micrométricos e delicados;

– Cirurgia mais limpa e menos traumática;

_ Melhor pós-operatório, menos complicações, como dor ou perda de sensibilidade.

Além do ultrassom piezosonic, é fundamental o uso da ozonioterapia para realizar a cirurgia e complementar a limpeza cirúrgica. Usamos também o PRF (plasma rico em fibrinas) que são concentrados de plaquetas, feitos em uma centrífuga especial, com o sangue do próprio paciente, com o objetivo de estimular a regeneração tecidual. Tudo buscando melhorar o processo regenerativo e cicatricial para melhora da saúde geral do paciente.