Imprensa

Problemas cardíacos podem ser causados por falta de higiene bucal – Lazaro Medeiros

By 26 de março de 2022No Comments

Problemas cardíacos podem ser causados por falta de higiene bucal

Problemas diversos como a aterosclerose, (artérias entupidas) e AVC, também estão ligados a inflamações provocadas por micro-organismos da cavidade oral. As bactérias infecciosas acumuladas na boca podem ser causadoras de complicações em várias partes do organismo. Problemas cardiorrespiratórios, parto prematuro, bebês com baixo peso, até mesmo, problemas musculares que acabam desencadeando outras doenças.

Segundo o dentista Adriano Abreu, a saúde oral e algumas doenças cardíacas estão ligadas pela proliferação de bactérias e outros micro-organismos, que partem da boca para outras áreas do corpo pela corrente sanguínea. “Quando essas bactérias chegam ao coração, elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação, podendo até resultar numa endocardite, ou seja, uma infecção do revestimento interno do coração”, explica.

Este tipo de complicação ocorre principalmente em pacientes com problemas crônicos, como gengivite ou doença periodontal avançada. Isto causa um maior risco de desenvolver doenças cardíacas causadas por precariedade na saúde oral, principalmente se não for diagnosticada e tratada.

Estudos revelam que aproximadamente 40% das endocardites, infecção do revestimento interno do coração, são oriundas de focos infecciosos bucais. A bactéria que normalmente se aloja na boca, a estafilococos, tem afinidade com a válvula do coração e pode se alojar lá também.

Adriano recomenda visitas ao dentista a cada seis meses, de forma preventiva e sempre que apresentar os seguintes sintomas: dor, alteração na mordida, alteração de cor, textura e brilho nos dentes, gengivas sangrando e ferida na boca que não cicatriza em mais de dez dias. Fumantes e pessoas que consomem muito açúcar, devem aumentar a frequência de idas rotineiras para três ou quatro meses.

Entrevista para Lazaro Medeiros – Problemas cardíacos podem ser causados por falta de higiene bucal com Dr. Adriano Abreu.

Confira: https://lazaromedeiros.com.br/slideshow/problemas-cardiacos-podem-ser-causados-por-falta-de-higiene-bucal/

Veja mais entrevistas: https://odontologiaemfortaleza.com.br/category/imprensa/